Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

Filosofia: útil ou inútil?

Filosofia: útil ou inútil?

Filosofia: útil ou inútil?

 

O primeiro ensinamento filosófico é perguntar: o que é útil? Para quê e para quem algo é útil? O que é inútil? Por quê e para quem algo é inútil?

Nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa “levar vantagem em tudo”. Desse ponto de vista, a filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil. Qual seria então, a utilidade da filosofia?

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil, se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e os poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações, numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil; então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.

Você é o filósofo

Utilize seu poder de reflexão, interpretando e comentando o pensamento abaixo:

 

 

"É fácil, no mundo, viver segundo a opinião do mundo; é fácil, igualmente, na solidão, viver segundo nossa própria opinião; o maior homem é aquele que, no meio da multidão, conserva, com perfeita serenidade e nobreza, a mesma independência que desfrutaria na solidão."

(Ralph Waldo Emerson)

 

1.Interprete o pensamento com suas próprias palavras:

2.Este pensamento vai ao encontro de suas idéias? Justifique!