Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 SUMO XANGO


Rating: 2.8/5 (446 votos)



ONLINE
1


Nº DE VISITAS

Antioxidantes, Radicais Livres


A nossa vida é o resultado de milhões de processos que ocorrem constantemente no nosso corpo. Todos estes processos requerem oxigénio. Lamentavelmente, o mesmo oxigénio que nos permite viver, é o responsável pela existência de substâncias oxidantes, também conhecidos por “radicais livre”. Hoje, sabe-se que 70% das doenças crónicas que nos matam prematuramente são o resultado da acção destes “radicais livres” sobre as nossas células. Ou seja, diariamente, as nossas células utilizam o oxigénio, que lhes é fornecido para se manterem vivas. Contudo, no decorrer deste processo, são originados compostos químicos – os radicais livres – que vão criar lesões nas células que resultam muitas vezes em doenças crónicas.
Então fica a pergunta: Como podemos ver-nos livres dos radicais livres? Será o mesmo que perguntar se podemos viver sem oxigénio. E a resposta é simples: Não podemos.


Então qual a solução? Estamos condenados a ser doentes? A resposta também é simples: Anti-oxidantes! A única forma conhecida de combater a acção dos radicais livres é sem dúvida o consumo diário de anti-oxidantes. Os anti-oxidantes para além de minimizarem os estragos dos “radicais livres” ajudam a reparar as células danificadas.
E onde se podem encontrar os anti-oxidantes? Nas frutas e legumes.
Com que frequência devemos consumir antioxidantes? Todos os dias, pois ao contrário de outras moléculas, os anti-oxidantes depois de ingeridos mantêm-se no corpo durante pouco tempo. Depois de eliminados pelo organismo, é necessário consumir mais para manter os níveis de protecção de que as nossas células necessitam.
Qual o melhor anti-oxidante? Para responder a esta questão consulte o gráfico que se segue:

 

ORAC - Oxygen Radical Absorbance Capacity - mede a capacidadde absorção de radicais livres de amostras biológicas. Um alimento com um ORAC maior, confere uma melhor protecção contra a acção dos "radicais livres", o que pode significar um aumento muito significativo da resistência ao desenvolvimento de doenças crónicas ou até de cancros.

 

Este gráfico demonstra claramente o poder antioxidante do mangostão quando comparado com frutas e vegetais que incluimos regularmente na nossa dieta. Agora, imagine o que conseguiria oferecer ao seu corpo se consumir dois pequenos copos de sumo de mangostão original por dia...


Posto isto, é imperativo fazer uma dieta variada e equilibrada incluindo diariamente frutas e vegetais apresentados no gráfico em cima, dando preferência àqueles que apresentem um ORAC superior, nomeadamente o mangostão na forma de sumo. Sugere-se ainda que se beba cerca de 1,5 litros de água por dia, uma vez que 70% do nosso organismo é composto por água. Considere também nas suas rotinas a prática de alguma actividade física para um maior bem-estar geral.